Mozilla testa modo de VPN no Firefox
Será que um dia funções de VPN serão recursos triviais de qualquer navegador? O Opera já conta com um modo do tipo e, em breve, o Firefox poderá seguir pelo mesmo caminho: a Mozilla está testando uma ferramenta de VPN em seu browser.
Por enquanto, o Firefox Private Network, como a novidade foi batizada, está disponível apenas como extensão na versão beta para desktops do navegador. Além disso, a funcionalidade só pode ser avaliada por usuários baseados nos Estados Unidos.
Um detalhe curioso é que o modo de VPN marca a volta do Firefox Test Pilot, programa que permite que usuários tenham acesso a recursos experimentais do navegador. Apesar de ter tido bastante aceitação, o programa havia sido descontinuado pela Mozilla no início do ano.
Agora, o Firefox Test Pilot retorna focado em privacidade e segurança. Faz sentido que o modo de VPN tenha sido escolhido para esta “reestreia”, portanto.
Pelo menos no atual estágio, o Firefox Private Network tem apenas duas finalidades principais: proteger a conexão do usuário para impedir que dados como senhas e número de cartão de crédito sejam interceptados; limitar as ações de rastreamento de anúncios e coleta de dados de navegação, afinal, a VPN “camufla” o IP da conexão do usuário.
Assim como acontece com qualquer ferramenta do tipo, a Mozilla destaca que a função em teste vai ser útil para proteger os dados do usuário quando ele estiver usando redes Wi-Fi públicas, por exemplo.
Em contrapartida, o Firefox Private Network não permite que o usuário escolha servidores regionais para acessar serviços que sofrem com restrição geográfica, pelo menos não na atual fase. Por ora, a ferramenta exibe um botão no navegador que apenas ativa e desativa o modo — talvez seja por isso que a Mozilla evitou usar o nome VPN no projeto.
Se e quando a nova função vai chegar às versões estáveis do Firefox? Ainda não sabemos. Mas a Mozilla parece determinada a disponibilizar um modo de VPN para o navegador.
Primeiro porque a organização fechou um acordo com a ProtonVPN no ano passado para disponibilizar um recurso do tipo a alguns usuários nos Estados Unidos pelo valor de US$ 10 por mês. Além disso, a Mozilla vem trabalhando em uma versão premium (paga) do Firefox que pode ter VPN entre seus atrativos.
Comments